segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Profissão : ESPARTEIRO


Ainda hoje tenho saudades
dos tempos que já lá vão,
Gosto muito do artesanato
Por isso também sou artesão.

José Encarnação


-  Mas, afinal, o que é isso de Esparteiro, a?



Esparteiro (formado a partir de esparto + o sufixo - eiro)  é a pessoa que faz obras de esparto. Aquele, aquela, que trabalha manualmente o esparto, faz as seiras, capachos, vassouras ,cestos, etc. “Trabalhar o esparto” inclui não só o fabrico das peças, mas também a apanha e secagem.
Foi outrora uma profissão indispensável, sobretudo, por causa das seiras, sem elas os lagares não funcionavam e sem lagares a funcionar não havia azeite.
“Trabalhar”, ” tecer,” o esparto é também ser artesão. Esta designação é  mais vasta, mais larga, inclui todos os que exercem uma arte manual acentuadamente tradicional e popular. O artesão é um artista ,exerce uma arte. No nosso caso Esparteiro é na acepção popular, aquele que exerce a arte de trabalhar o esparto.
As belas peças que saem das suas mãos são artesanato.
Artesanato (de acordo com o dicionário ) é o conjunto de produtos ,de cunho acentuadamente tradicional ou popular resultante da actividade dos artesãos.

O artesanato na etnografia e folclore tradicional
Um bom trabalho do Rancho Folclórico das Mouriscas ( terra que também teve muitos esparteiros ) . Este grupo nas suas actuações apresenta algumas profissões tradicionais e começa precisamente com a referência ao Esparteiro.

L. Sérgio




Nenhum comentário:

Postar um comentário