sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Porquê SEIRA ?

Há quem goste muito de artesanato
Outros não lhe dão valor,
Cada um é o que é
Nem só se pode ser doutor.

José da Encarnação


Que pretendemos com SEIRA? Ou melhor, quais são os nossos objectivos? Porquê SEIRA?


Com este blogue é nossa intenção, sobretudo, divulgar o trabalho de esparto realizado pelo esparteiro José Da Encarnação de Alcongosta: sistematizar e mostrar a importância histórica e cultural desta arte em vias de desaparecer. Na verdade, nos últimos anos realizaram-se bons trabalhos / estudos sobre este homem e a sua arte, até no estrangeiro, mas, a grande maioria, são documentos dispersos ou inacessíveis ao grande público, como sejam os trabalhos académicos. Acompanhando o artesão numa das últimas feiras em que participou, constatámos que muito do público que se acercava da banca não fazia a mínima ideia da utilidade das peças produzidas nem do seu valor histórico e cultural. Pretendemos  dar um modesto contributo para o esclarecimento e compreensão da arte de trabalhar o esparto por parte do grande público.



Ficamos abertos, aliás, agradecemos antecipadamente a colaboração de todos os que se interessam por esta arte e, que de alguma forma, queiram colaborar enriquecendo o blogue: enviando sugestões, textos, fotografias, vídeos, gravações, etc., etc.
Porquê SEIRA.
Seira (Grande saco ou cesto de esparto, em forma de uma roda, utilizada nos lagares de azeite, em que se deitava a azeitona moída para espremer). É a mais emblemática das peças que saem das mãos do artista, a mais bela talvez, a mais importante do ponto de vista histórico e cultural e a mais difícil de fazer. Mesmo nos tempos em que havia mais de uma centena de esparteiros em Alcongosta , poucos conseguiam terminá-la.  Por isso, escolhemo-la como símbolo e nome de blogue.
Façam o favor de nos ajudar a  encordoar esta SEIRA. Divulguem-na e participem.
Bem Hajam!

Luís Sérgio


Nenhum comentário:

Postar um comentário